A mãe do dia dos pais

Se você acha que o dia dos pais é só uma data para impulsionar o comércio, engana-se. É verdade que o feriado foi importado para o Brasil por um publicitário e que a indústria acabou instituindo o dia no segundo domingo de agosto. A essência, contudo, tem um sentido bem bonito, de homenagem aos grandes homens de nossas vidas.

sonora
A mãe do dia dos pais é a norte-americana Sonora Louise Smart Dood, que quis homenagear o pai, William Jackson Smart, veterano da Guerra Civil. A ideia surgiu quando ela ouviu um discurso em homenagem ao dia das mães (e não é que sem as mães não existiria dia dos pais?), proferido pelo reverendo Henry Rasmussen, em Washington.

Na época, Sonora já era mãe – ela deu a luz em 24 de outubro de 1909, aos 27 anos. Desde os 16, ela não tinha mãe, que faleceu no parto do sexto filho do casal. O pai, Jackson, teve, portanto, que criar os seis filhos sozinho, o que, diga-se de passagem, é um grande feito. Desta forma, o primeiro dia dos pais foi celebrado em Spokane, Washington, em 19 de junho de 1910, dia do aniversário de Jackson. O homem responsável pelo dia dos pais faleceu em 5 de dezembro de 1919.

Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou que o dia dos pais fosse expandido para todo o território norte-americano. Só em 1966 a data foi considerada feriado nacional, conforme decisão do presidente Lyndon Johnson. Finalmente, em 1972, Richard Nixon estabeleceu que todo terceiro domingo de junho seria o dia deles.

O publicitário Sylvio Bhering importou o feriado para o Brasil. O primeiro dia foi comemorado em 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. A ideia teve o apoio do magnata Roberto Marinho, que na época era diretor do jornal O Globo. Certamente a data impulsionaria a publicidade, essencial para a sobrevivência dos veículos de comunicação.

Agora que você já conhece a história, vá dar um beijo em seu pai, com presente ou sem presente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s